Medicina do Estilo de Vida

A medicina do estilo de vida tem como base reintegrar o indivíduo à ideia de que os hábitos de vida constituem os pilares que sustentam a saúde, o que reforça o compromisso individual de cada um de deixar de atuar de forma passiva, como simples espectador, e passar a assumir a responsabilidade pelo cuidado com o seu corpo e manutenção da sua saúde.

Normalmente o ser humano tem a curiosidade de buscar soluções milagrosas para resolver problemas da vida cotidiana. Entretanto, essas “fórmulas” de encurtar caminhos, na maioria das vezes, pode não ser uma boa ideia quando comparadas a simples e eficientes mudanças nos padrões de estilo de vida, como, por exemplo, a prática de yoga ou meditação, dormir um sono de qualidade e a ingestão adequada de água. É incrível como esses detalhes podem fazer a diferença em nossa saúde.

De forma simples e objetiva, as bases para a vitalidade positiva das células e prevenção de doenças é o resgate do elo perdido entre o ser humano e sua capacidade interior de viver de uma forma feliz e harmônica em todos os plexos, seja ele físico, mental ou emocional. Você já imaginou a verdadeira bagunça metabólica que acontece em virtude da ingestão inadequada de água ou da desconexão com a respiração? Já parou pra pensar em como nossas células sofrem com uma noite mal dormida e com o stress do dia a dia não gerenciado com sabedoria?

Água, sono, alimentação, gestão do stress e exercício físico regular e orientado, representam os princípios da medicina do estilo de vida, aquela que considera o indivíduo como único, e, mesmo sob o complexo e estressante prisma da vida cotidiana, busca sempre o ajuste dos hábitos de vida, com o propósito de manter a saúde de forma verdadeira e sustentável a longo prazo.

Por exemplo, indivíduos que passam a dormir mais horas por noite, em ambiente tranquilo e sem estímulos de luz, podem notar mudanças na disposição e energia no dia a dia, fato que pode estar interligado com melhorias nos níveis hormonais de testosterona, redução do cortisol noturno e modulação da serotonina e melatonina.

Mudanças “pequenas” nos hábitos de vida podem promover grandes resultados no que diz respeito a nossa saúde e qualidade de vida.

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