Medicina Ortomolecular

Amedicina ortomolecular foi criada em 1968 pelo norte-americano Linus Pauling (1901 – 1994). Ele criou esse ramo da medicina sem nunca ter sido médico, talvez por isso seja até hoje um assunto polêmico. Em compensação foi laureado com dois prêmios Nobel – o de Quimica e o da Paz.

A origem palavra da ortomolecular vem dos termos orto: que significa equilíbrio; e moléculas: que são os componentes celulares. O objetivo desta prática é estabelecer o equilíbrio dentro do organismo para proporcionar a harmonia entre os vários sistemas.

O foco da medicina ortomolecular é tratar o doente e não a doença. No momento em que o médico entende que o sintoma só existe porque alguma desordem esta ocorrendo no corpo, fica mais fácil reestabelecer a fisiologia e tratar o foco da doença, o real motivo pelo qual o paciente adoeceu.

A medicina ortomolecular baseia – se na utilização de nutracêuticos ao invés de remédios. Nutracêuticos são substâncias que derivam de produtos naturais, extraídos de plantas, raízes e outras fontes oriundas da terra. São compostos que o corpo humano já conhece e já possui rotas metabólicas para sua utilização, minimizando ou anulando efeitos colaterais indesejados.

Por fim, o objetivo da medicina ortomolecular é promover uma melhor qualidade de vida ao paciente, otimizando a funcionalidade dos seus sistemas, integrando – os sob a ótica de estabelecer a homeostase do seu organismo.

Gostou desse conteúdo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe seu comentário:

Localização

R. Tobias da Silva, 120
Porto Alegre / RS

Contato

Telefone: (51) 3276.6900
WhatsApp: (51) 98916.9650

Horários

Seg. à Sex: 8h30 – 21h00
Sábados: 9h00 – 14h00

Iniciar conversa